Todos sabemos que as Nike Dunk são as sapatilhas do momento. A silhueta voltou com força e têm-se tornado um marco no streetwear, apesar de há 38 anos, altura em que foram concebidas, serem apenas umas meras sapatilhas para a prática de basquetebol.
Neste post, vamos-te explicar toda a história e evolução das Dunk (acredita, temos muito que falar) até às sapatilhas que vês hoje.
Inicio da História das Nike Dunk
Foi em 1985 que as primeiras Nike Dunk foram postas à venda. O seu design ficou à responsabilidade de Petter Moore, conhecido por outra criação sua, as Air Jordan 1. Poderá ser a razão por haver bastantes semelhanças entre os dois modelos. Um dos apelidos dado às Dunk foi College Color High , uma alusão clara ao público universitário.
No entanto, estas sapatilhas de basquetbol não se inspiraram somente nas Air Jordan 1, mas também nas Terminator, que possuíam também cano alto. As primeiras 12 cores das Dunk estavam na coleção True to Your School e tinham como base os clubes de basquetebol universitários.
Poucos anos após o primeiro lançamento oficial das Nike Dunk, já demonstravam um grande impacto na moda e na cultura pop. Em 1987, apareceram na capa do EP dos The Mix Crew, um grupo bastante conhecido na época. Apareceram também no filme School Daze, de Spike Lee.
As primeiras Nike SB Dunk
Após vários pedidos de retorno da coleção Be True To Your School, a nike tomou a decisão de relançar os modelos originais das Nike Dunk. Esta reedição contou com um modelo especial com as letras “Wu W”, bordadas no calcanhar. Estas letras eram uma homenagem ao álbum “Enter The Wu-Tang” dos Wu-Tang Clan, um grupo de hip-hop. No entanto, foi um par super exclusivo, uma vez que só se fabricaram 36 pares.
Em 2001, as Nike Dunk tiveram a sua primeira colaboração com uma marca de roupa, a Stussy. Esta colaboração foi um modelo extremamente limitado, apenas disponíveis em algumas lojas da Stussy.
Por ser cada vez mais comum os skaters calçarem Dunk, a nike lança as Dunk SB Low.
Os primeiros modelos estavam disponíveis em apenas quatro cores e cada um representava um skater conceituado, Richard Mulder, Reese Forbes, Gino Iannucci e Danny Supa.
As Nike Dunk na atualidade
2012 foi um ano especial, sobretudo porque celebrava o 10º aniversário da primeira colaboração entre a Nike e a Supreme. Por isso, as marcas voltaram a juntar-se para apresentar um novo modelo especial das Dunk.
Em 2020, cumprira-se os 35 anos desde o lançamento das 1ª dunk. As colaborações com a Rihanna, Offset, Travis Scott, Bem & Jerry’s e muitas outras marcas e artistas fizeram destas sapatilhas uma das mais procuradas do momento.
Agora que sabes todas as fases das Nike Dunk, já podes comprar as tuas. E agora que és um expert em Dunk, partilha a tua sabedoria com os teus amigos para eles ficarem a par das novidades.
Vê todas as Nike Dunk que temos disponíveis para ti, aqui.
Gostas-te deste post?
Diz-nos nos comentários.